top of page
Buscar
  • buscacertidaorj

Quem tem direito à cidadania Italiana ?

Atualizado: 11 de mar. de 2021



O governo Italiano concede a cidadania italiana baseado, principalmente, no modelo de ius Sanguinis (Direito de Sangue), segundo a lei n. 91 de 05.12.1992. Ou seja, na teoria, todo aquele que for descendente de italianos pode ter direito a cidadania. Independentemente de nascer em um território fora da Italia, apenas por ter algum ascendente Italiano já basta para que este possa adquirir a cidadania italiana. Contudo há algumas restrições que podem impedir que o descendente tenha direito a cidadania, tendo como as principais causas:

*Quando a ascendencia Italiana é proveniente pela linha materna e o filho da mulher italiana é nascido antes de 1948 * Filhos nascidos após a naturalização brasileira do Italiano * A falta de alguma certidão necessária ou até mesmo um erro grave nas certidões Estes são os impedimentos mais comuns que podem ocorrer em um processo, porém, se você não for bem acessorado ou conhecedor de como se dá um processo e quais documentos são necessários, pode ser que incorra em algum erro.Abaixo disponibilizo alguns esquemas e ilustrações de exemplos para o melhor entendimento do tema:


 

1ª: Quando a ascendencia Italiana é proveniente pela linha materna e o filho da mulher italiana é nascido antes de 1948



2ª: Filhos nascidos após a naturalização brasileira do Italiano


3ª: A falta de alguma certidão necessária ou até mesmo um erro grave nas certidões


Abaixo há um exemplo de um erro comum nas certidões brasileiras, a hora de transcrever o sobrenome italiano. No exemplo apresentado o nome da pessoa era Primo Rossi e escreveram como Primo Rohsi, mas ela mesma contém a retificação do sobrenome. Neste exemplo é apresentado uma certidão paroquial , mas este esso é bem comum em cartórios de registro civis também.



Como dito anteriormente, também é muito comum de acontecer da pessoa nem sequer ter uma ideia do paradeiro da(s) certidão(ões) necessárias para o processo. Para ajuda-los nisso que estamos aqui! Preencha o formulário sem compromisso e espere nosso retorno, ficaremos felizes em ajuda-los a ser tornar um cidadão italiano.



89 visualizações0 comentário
bottom of page